NUTRIÇÃO

Desvendando os rótulos

ROTULOS

Olá Pessoal! Muitas pessoas ficam com dúvidas na hora de escolher as opções mais saudáveis e menos artificiais nas prateleiras dos supermercados. É zero açúcar mesmo? Tem aditivos químicos? Tem gordura trans? Quem já tentou ler a lista de ingredientes de um produto e não conseguiu pronunciar as palavras? Se você não consegue ler o nome dos ingredientes que fazem parte do alimento que você ingere já pensou em seu organismo que é obrigado a digerir tudo isto? A primeira regra é clara: Não conseguiu ler e nem entender: fique de olho e participe do #euleiorotulos, poste as suas dúvidas.

O objetivo do post não é fazer ‘’terrorismo’’, muito pelo contrário. Quero destacar que existe sim a possibilidade de comprarmos alimentos prontos e práticos, porém, faz-se necessário entender melhor sobre os rótulos dos produtos para você acertar na escolha. Existem leis no Brasil sobre rotulagem, mas, se a indústria alimentícia cumpre isso, é outra questão! Se algumas marcas conseguem ótimos produtos naturais, por que outras marcas não fazem o mesmo? Precisamos consumir gordura hidrogenada (gordura trans) ou açúcar disfarçado nos alimentos? Como o organismo reage com tantos aditivos, corantes e sabores artificiais? A resposta é clara: Muitos dos itens que fazem mal ao nosso corpo aumentam o tempo de vida de prateleira do produto (não estraga tão rápido quando comparado com produtos em seu estado natural), oferecem mais sabor ao produto, melhora a textura e o lucro para a indústria é cada vez maior.

DICAS RÁPIDAS PARA ESCOLHER OPÇÕES MAIS SAUDÁVEIS NO SUPERMERCADO:

DICA 1: Comece a ler a LISTA de ingredientes que obrigatoriamente vem em todos os alimentos embalado. Não estou falando da tabela de informação nutricional, aquela que cita as calorias e nutrientes, mas, sim da lista de ingredientes (normalmente está escondida). Faça um teste. Com esse hábito, você vai perceber que nem todas as marcas/produtos são ruins. Uma questão de preocupação e escolha J.

DICA 2: Se você não sabe o que é aquele ingrediente de nome difícil, seu corpo também não vai saber. Ou seja, dê preferência aos ingredientes reais e naturais. Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. Portanto, se procura um item integral, veja se o primeiro ingrediente é realmente a farinha integral. Tenha atenção especial quando o açúcar e as gorduras constarem no topo da lista. Evite produtos que tem como o primeiro e segundo ingredientes: açúcar, xarope, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico (que nada mais é do que farinha branca refinada). Preferir os alimentos que na lista de ingredientes iniciem a composição com: farinha de trigo integral, farinha de arroz integral, aveia, etc. Veja abaixo:

DICA 3: Ao observar a lista de ingredientes, prefira aqueles com ingredientes naturais e integrais. Se você quer um iogurte com sabor laranja, mel e cenoura faça você mesmo a sua versão com alimentos de verdade + iogurte natural a base de leite! Nutri, não tinha parado para pensar nisso? Sim, pense, pois veja o que tem em um copinho aparentemente indefeso de iogurte com sabor: corantes, xarope de açucar, amido..veja abaixo.

Outra Observação: Não adiante ter zero gordura e possuir adoçantes artificiais, farinha/amido ok? Pense nisso. Faça a sua versão: Morangos + chia + 5 amêndoas + 1 copinho de iogurte natural. O açúcar do morango ou se quiser usar mamão já adoçam o suficiente. Se preferir adoce com mel ou stevia.

DICA 4: Prefira produtos com baixo valor para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e produtos com alta quantidade fibras alimentares. Por falar em gordura trans: gordura vegetal hidrogenada (mesma coisa). Ela está presente regularmente em alimentos industrializados, como biscoitos, sorvetes, salgadinhos prontos, cremes vegetais e alimentos fritos. Nosso corpo não precisa, não reconhece esse tipo de gordura e quando consumido em grandes quantidades pode afetar de forma direta a nossa saúde.

ATENÇÃO: Será que o aviso na embalagem do produto: ‘’ZERO TRANS’’ é zero mesmo? Para nossa tristeza, a legislação, só exige que sejam registrados valores acima de 0,2 g por porção de gordura trans no alimento, ou seja, qualquer valor abaixo disso pode ser declarado como zero L.Ou seja: é um zero que não é zero. Onde está o erro? Veja abaixo…

O biscoito é de água e sal ou farinha de trigo e gordura vegetal?? O wafer de chocolate aparentemente perfeito por não conter açucar, tem a gordura vegetal em maior quantidade e muitos compontes químicos.

Dúvidas? Entre em contato comigo pelo instagram ou na #leiorotulos ou #bocarosamaisfit

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  • adriana 17/09/2015 at 16:31

    Nutri…
    Agora fiquei desesperada!
    Os produtos que acreditava ser um pouco mais saudáveis (ex: nesfit e o grego), na verdade só nos enganam.
    E agora? O que comer? Só fruta?
    Bjs
    Ps: conheci seu blog agora e já virei fã. Parabéns

  • patricia 04/10/2015 at 19:29

    Adorei todas as matérias parabéns !!!

  • Lívia 12/10/2015 at 10:56

    Parabéns, pelo post minha linda! Curso nutrição e tbm sou blogueira! Fico bastante feliz quando vejo assuntos como esse sendo abordado de forma correta, sem exageros e “marketing”! Bjãão!
    @liviaboto_blog

  • Débora 26/10/2015 at 01:31

    Iza do céu… Tô tão triste porque tomei um iogurte desses hoje mesmo (zero “gorduras”!)
    Ainda botei uma colher de aveia, crente que estava fazendo certinho… rs
    O Corpus é bom? Me dê sua opinião sobre ele, please?
    Brigaduuu!

  • Débora Proença 26/10/2015 at 23:08

    Iza, falando de iogurtes: o que você acha sobre o Corpus? Beijo!

  • Leize 26/04/2016 at 10:30

    Vou prestar mais atenção agora. Eu amava nesfit.
    Obrigada Nutriiza

  • #Desafiode7diasNutriIza | Merci Bela 26/04/2016 at 16:13

    […] fólico e gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada (mesma coisa). #sebonascanelas . Ensino tudo aqui sobre desvendar os […]

  • Márcia Iracema 12/09/2016 at 13:36

    Adoreeiii nutri

  • Daiane Martins 17/04/2017 at 15:43

    Meu Deus! Estou assustada o que fazer?O que devemos comer? Só frutas legumes e verduras pois praticamente tudo que é industrializado que diz ser feito não é!Gostaria de melhorar a minha alimentação mas tá difícil pq não sei por onde começar e o que comer já que quase tudo do supermercado é enganação me ajuda Iza com algumas dicas de produtos e marcas que são realmente saudáveis!Bjo te adoro!