Destaque RECEITAS

Maratona de verão: RECEITA DO BROWNIE PROTEICO DA IZA

marthas-fudgy-brownie-cake-88493-1

LEIA ANTES DE FAZER A RECEITA!

Olá!! Como você está no segundo dia de maratona? Espero que esteja bem!

Eu tenho muitas receitas que vocês amam mas essa aqui eu demorei muito para chegar na consistência certa. Depois de muitos testes eu consegui.

O que eu queria com essa receita? Eu já tenho receita de brownie aqui no blog, se você PROCURAR certo? Sim!

Mas eu queria uma receita sem farinha de oleaginosas sabe? Eu queria uma receita com teor de gordura menor, mesmo que seja gordura boa. Queria algo com baixo carboidratos, algo com fibras, pouca gordura, saboroso, com textura molhadinha rs e proteico. Algo pouco calórico para comer a tarde quando bate vontade de doce ou como sobremesa no almoço ou jantar.

Eis que tive essa idéia. Depois de muito tentar. Eu consegui atender a todos os critérios nutricionais e sensoriais estabelecidos por mim, hehe!

Antes de mais nada eu já gostaria de te desafiar. Faça esse brownie e não conte que leva berinjela como base da receita. Deixa a pessoa comer sem saber o que levou ali e depois me conta lá no Insta @izabellecoe ? Fiz esse teste com 2 pessoas. E foi um sucesso! Eu amei o sabor e textura. Ele de fato é um doce para quem deseja emagrecer ou está em fase de ganho d emassa muscular e deseja comer algo menos calórico a noite por exemplo.

black-bean-brownies-healthy

 

BROWNIE PROTEICO DA IZA  ( De berinjela kkk)

Ingredientes

2 ovos inteiros

Para adoçar eu usei: 2 colheres de sopa de xilitol em pó ou stévia em pó

1 beringela pequena ou meia beringela grande fatiadas bem fininha em rodelas. Não precisa ser em cubos.

1 colher de sopa de cacau em pó sem açucar e sem maltodextrina- aquela colher sopa bem cheia rs.. generosa rs!

1 colher de café de café solúvel em pó ( Eu usei café sim como truque para tirar possível cheiro de berinjela cozida, gosto de berinjela e qualquer amargo)

1 scoop de Whey Protein do seu uso habitual ou 1 sachê unitário ( 1 dose) que vem com 1 scoop de whey

1 colher de café de fermento para bolo

Sobre Whey na receita:  Sim! Essa receita foi feita com proteína em pó e eu não sei o que você pode usar no lugar, pois se você colocar mais ovo ele ficará um omelete pois eu já tentei). Na receita é importante o Whey pois ele ajuda a ”endurecer” a massa quando vai para o microondas ou forno. Ele dá aquela textura que normalmente a farinha de trigo ou farinha de amêndoas dá! MAS NESSA RECEITA eu quero algo com menos gordura e menos carbo lembra? Por isso usei Proteína em pó! Sei que um monte de gente vai me perguntar, dizendo que não tem Whey ou que tem medo de tomar Whey. Nesse caso assista esse vídeo aqui, que seu medo passará em breve.. ainda mais se você cresceu comendo bombom, brigadeiro de colher, pizza toda semana, refrigerante, rs! Clique aqui para saber mais sobre O que é Whey e quem pode usar.

Obs2: Eu não gosto de Whey lotado de sucralose ou maltodextrina. Também não gosto de marcas com corantes e aromatizantes artificiais. Fique atento e pergunte ao seu nutricionista. Hoje em dia existem marcas muito naturais. Eu usei na minha receita o Capuccino Whey da marca Essential ( procura no google) e olha o sache uniteario dele também, você pode comprar só para testar a receita, mas você também pode usar proteina vegetal da marca Vitafor Veggie ou o sabor chocolate da Abouttime que também é bastante natural.

Saches de Whey para a receita para quem quiser experimentar sem gastar com um pote grande:

sachebaunilhaL       download

Modo de preparo:

Fatie a berinjela bem fininha em rodelas e coloque as rodelas uma ao lado das outras em um prato grande. Leve ao forno microondas sem água, sem óleo sem nada, por 3 minutos. Se você não tem microondas, coloque no forno a 220 graus por 20 minutos. Reserve a berinjela, que ficará meio cozida, meio cru, meio ressecada, rs! Calma! Vamos em frente com os restante.

Em um liquidificador ou processador bata todos os ingredientes da receita, exceto o fermento, de uma vez só. Bata bastante de 5 a 8 minutos. Depois bata o fermento para bolo por mais 1 minuto.

Transfira a massa para um refratário pequeno, pode ser de vidro ou silicone ou forma de muffin ou forma própria de brownie ou um ramekin (Muito usado em confeitarias- veja no google pois é fácil de achar).

unnamed

Deixe cozinhar no microondas por 5 minutos. Abra, olha e fura com um palito de dente para ver se ainda está cru. Fecha o microondas e deixa por mais 3 ou 4 minutos. Ele precisa estar firme porém com aquela textura característica de bolo mais molhado. Ele não pode ficar cru e nem ressecado. Fique atendo pois a potência do microondas muda de marca para marca.

Se você preferir fazer no forno, ele demora 20 a 30 minutos para assar sob 180 graus. Mas faça o truque do palito de dente que falei acima. Abra o forno com 20 minutos e olhe antes de deixar mais um pouco.

Prontinho! Para servir salpique um pouco de cacau em pó com xilitol ou stévia em pó por cima! Enjoy!!!!!

 

Rendimento: 2 pessoas comem 1 fatia generosa, rs! Mas rende 4 fatias pequenas que você poderá comer ao longo da semana. Guarde no dia seguinte na geladeira e esquente por 1 minuto se desejar comer quentinho.

 

Não esqueça que estou te desafiando. Rs.. me diga se tem gosto de berinjela e se essa receita não é demais?

Eu amei!

Um beijo! Espero que goste! Hoje vai ter 30 minutos e meditação? Cadê você na #maratonadeveraodaiza

? Espero você e me marca na foto da receita hehe!

Iza

 

 

 

Talvez você goste