NUTRIÇÃO

Qualidade de vida e boa forma

FIGURA-3

Secando o pneuzinho em 3, 2, 1 …

Olá! Recebi muitos pedidos sobre o assunto e decidi compartilhar dicas para quem deseja adquirir hábitos mais saudáveis e perder alguns quilinhos extras. Tenha sempre uma atitude positiva. Fazer dieta é diferente de regime. A dieta não deve estar associada ao sofrimento, tristeza ou fome. Ela exige força de vontade, disciplina e coragem. Anime-se! Você conseguirá ver as mudanças rapidamente. Não sabe como começar? Deixa a preguiça de lado, papel e caneta na mão. Viva um dia de cada vez e estipule 3 metas principais por semana. Com planejamento e organização você conseguirá atingir seus objetivos. Comece aos poucos e quando não conseguir, tente novamente.

Tome café da manhã antes de sair de casa. Quem começa o dia com uma alimentação mais equilibrada tende a seguir os mesmos passos nas demais refeições.

No café da manhã: Substitua o pão Frances ou pães salgados recheados por pães integrais, torradas integrais ou panqueca de aveia. Farinhas brancas não oferecem saciedade e aumentam muito os níveis de açúcar no sangue. Para acompanhar faça uma pastinha de ricota com azeite + ovos mexidos. Que tal? Evite presuntos e mortadelas. Evitar não significa nunca mais comer ok? O equilíbrio faz parte de uma dieta saudável.

No lanche da manhã: Substitua barrinhas de cereal com excesso de gordura e açucares, por uma fruta ou suco natural acompanhado por oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e amendoim) ou farinha de linhaça ou grãos de chia. Substitua o néctar de frutas, o suco de caixinha ou em pó por uma fruta de verdade. Um copo de néctar de frutas pode conter mais açúcar do que um refrigerante. Sem contar os corantes, excesso de sódio e conservantes prejudiciais a saúde.  Por falar em açúcar, você já deu uma lidinha no rótulo de um achocolatado? Leia e depois comente.

No almoço: Substitua o arroz branco ou massa tradicional por arroz integral ou massa integral. Procure um nutricionista para adequar a quantidade ideal para o seu objetivo. Tem dificuldade de comer arroz integral? Prepare-o com tomate, palmito, frango desfiado, salsinha ou faça o arroz integral com brócolis ou espinafre. O brócolis têm poucas calorias e é rico em antioxidante, que combate as gorduras. Não quer comer arroz? Já provou a quinoa cozida? Combine com os vegetais: abóbora, couve-flor, vagem, couve + proteína: frango, peixe ou carne.

Está com vontade de comer doce? Ou chocolate? Prefira as versões 70% cacau e faça o consumo antes do exercício ou logo após o exercício. Evite chocolate ao leite. Quer aprender a receita do bolo de chocolate fit? Corre no instagram @nutri_iza.

No Jantar: prefira alimentos leves e menos industrializados. Sendo assim você não dorme de barriga ‘’cheia’’ e consegue evitar que os alimentos se acumulem e virem pneuzinhos. Folhosos verdes escuros como rúcula, agrião ou espinafre contém uma quantidade significativa de fibras e ajudam na saciedade. Evite pães no jantar, macarrão, lasanha ou empanados. Tarde da noite é o pior horário para sair da dieta L para quem deseja enxugar a cinturinha.

Inclua também os itens abaixo no seu dia-a-dia. Você vai entrar em forma e derreter as gordurinhas.

Aproveitem e compartilhem as dicas. Até o próximo post. Quer falar comigo? Me chama no instagram J Beijo da Nutri.

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  • Amanda souza 24/09/2015 at 11:45

    Amei a dicas, amo seu blog ele é completo, eu tenho feito atividade fisica mas nao sei o que comer antes do treinos? E nao gostaria de tomar nenhum pro treino ou pre treino pq nao gosto da maioria deles prefiro coisas naturais o que poderia comer? Bjss amo suas dicas demais

  • Alana Balbino 05/10/2015 at 11:31

    Ótimas dicas, espero que com sua ajuda eu consiga ter uma vida mais saudável!!

  • Carol gomes 28/11/2017 at 08:47

    Oi,Iza! Amei conhecer seu blog! Muito legal você se preocupar com preços e qualidade do que comemos! Obrigada!