NUTRIÇÃO

Quanto de água você precisa beber por dia para emagrecer e eliminar toxinas?

bebendo-agua-620x330

Será que você sabe mesmo o quanto a água/líquidos é importante?

A água é um nutriente essencial à vida. Nenhum outro nutriente tem tantas funções no organismo como a água. A ingestão diária crucial para a saúde humana. Todos os sistemas e órgãos do corpo utilizam água. A água ingerida é absorvida rapidamente. A sensação de sede é abolida pelo contato da água com a mucosa oral. Caso as necessidades hídricas do organismo não sejam satisfeitas, essa sensação de saciedade perdura por cinco minutos. A água já é absorvida no estômago; no entanto, ela passa rapidamente para o intestino, seu local preferencial de absorção, sendo absorvida em decorrência de diferenças de pressão osmótica entre o plasma e parte do conteúdo intestinal.

Motivos para aumentar a ingestão agora mesmo:

  •  Seu tecido cerebral é 75% de água. Quando você não está adequadamente hidratado, seu cérebro trabalha com menos combustível, e você pode se sentir esgotado ou sentir fadiga ou flutuações de humor.
  • Para quem está precisando perder peso ou diminuir o percentual de gordura elevado: Você vai comer menos. Um estudo mostrou que pessoas que bebem um copo de água antes de cada refeição perdem 4,5 quilos ao longo de um período de três meses.
  • Beber mais água, diminui os impulsos viciantes, incluindo cafeína, chocolate, álcool e drogas.
  • Permite que os glóbulos vermelhos transportem oxigênio de forma mais eficiente resultando em melhor função muscular e consciência mental. Sem o fluxo de água suficiente não há água para eliminar resíduos e toxinas das suas fezes adequadamente.
  • Previne a perda de memória, lubrificam as articulações e diminuem desconforto da artrite ou dores
  • Melhora o aspecto  e hidratação da pele 

Você sabe quanto de água ou líquidos você tem que beber por dia?

Me fazem muito essa pergunta no consultório e hoje eu quero ensinar a vocês. Para fazer o cálculo, consideramos com base nos estudos, que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml. Se você pesa 70Kg, veja abaixo o exemplo:

70 kg  X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml.

Essa quantidade poderá ser ampliada se a pessoa transpirar bastante ou tiver episódios de diarreia e/ou vômito, o que aumenta a perda de líquidos. Também pode variar para os idosos.

Para pessoas que praticam atividade física quase que diariamente ou moram em local quente, não se pode deixar de aumentar essa quantidade indicada por dia em até 250 a 500ml de água duas horas antes do treino. Um pouco mais durante o exercício  e ao término.

A quantidade de peso perdida com a sudorese pode ser medida diariamente ou antes e depois do treino. Cada meio quilo a menos na balança corresponde a 480 a 500 ml de suor e a mesma quantidade deve ser reposta com água.

>>> Diquinhas da Nutri para ingerir mais água ou ‘’bater ‘’a meta do dia :

Para conseguir atingir a quantidade ideal de líquidos por dia, INCLUA:

Água durante o dia: Existem aplicativos, alarmes e lembretes no celular para aumentar a ingestão de água. A técnica da garrafa com horário, é sensacional. Meus pacientes amam. Se você tem muita dificuldade de beber água durante o dia, carregue uma garrafinha, comprometa-se.

Água gelada com gelo assim que acordar para aumentar o metabolismo e eliminar toxinas: Lembre-se de beber um grande copo de água quando acordar para ativar o seu metabolismo em 24% por 90 minutos. Você está desidratado quando acorda. Você ficou de 7-8 horas sem beber água! Mesmo que seu corpo não esteja lhe dizendo que está com sede, provavelmente ele está querendo água. A água ajuda o corpo a eliminar as toxinas. Seus rins fazem um trabalho incrível de limpeza e livrar o corpo de toxinas, desde que sua ingestão de líquidos seja adequada no dia.

dicaagua

Chá gelado ou chá quente ou sucos naturais. No meu livro de receitas indico muitos tipos de chás e sucos. Tanto no livro de 120 receitas, quanto e-book de sucos matinais. Me conta qual você gostou mais? Eu amo o: “Suchá vermelho” e o “Quinta-feira Feliz” do livro de sucos matinais.

Água com sabor: Pra quem tem dificuldade de beber água pura, você pode aromatizá-la com uma rodela de limão, ou uma fatia de gengibre ou um pedaço de canela.

Tudo isso conta como líquido.

>>>Vamos fazer o desafio de 7 dias da meta de água? Se você curtiu a ideia, poste uma foto  contando como está sendo e use a hashtag #desafio7dias+água

Água demais faz mal Nutri?

A chamada toxicidade aguda à água pode acontecer quando grandes quantidades de água são ingeridas em um curto de tempo. Nesse caso, é excedida a velocidade com que o rim consegue filtrar, que é de 0,7 a 1 litro por hora. Isso não quer dizer que você não pode beber mais de 700 ml de água por hora, pois grande parte da água que você bebe é usada em processos do corpo, como a produção de suor e volume sanguíneo. Nesses casos, minerais importantes estarão em níveis menores que o considerado adequado e, sendo eles importantes para muitas funções corporais, vários problemas poderão surgir. Como exemplo: cãibras, alteração da pressão arterial, arritmias cardíacas a até parada cardíaca. Para chegar a ser toxico e fazer mal, precisa ser muito mesmo em pouco tempo, tá? Fique atento e não se preocupe tanto assim! Hoje bebemos de menos e não de mais. Fique de olho!

Talvez você goste