VIAGEM

Roma, a Cidade Eterna

P1070186

Roma é pura história e mitologia. Andar nas ruas de Roma, ver seus monumentos e ruínas é uma viagem no tempo e um desafio a sua imaginação.
Dar conta de uma viagem a Roma requer disposição e preparo físico.
Roma tem tantas surpresas e atrações que é impossível conhecer tudo em apenas uma visita.

O QUE VISITAR

É impossível ir a Roma e não visitar o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Paladino (os três são praticamente uma coisa só). É a região onde se localizava o centro administrativo, político e religioso da Roma dos Césares.

MONTAGEM-1

P1060516

Fontana de Trevi

A Fontana de Trevi é lindíssima, mas sempre abarrotada de gente, eu passei lá mais de uma vez, pois sempre que estava andando no centro sem querer passava por ali.

Minha dica é ir uma vez de dia e outra a noite, pois a noite é o visual é diferente e bem bonito.

P1070040

Se você gosta de arte não deixe de visitar a Galleria Borghese, que tem uma coleção fenomenal. Com esculturas e pinturas de Bernini, Caravaggio e Da Vinci. Mas saiba que para visitar tem que agendar dia e horário com antecedência por telefone ( +39 06 32810) .

P1070077

Villa Borghese

Do outro lado do rio Tibre, há o império que ainda resiste: o Vaticano.

Independente da religião de cada um, vale a pena ir peregrinar na Santa Sé. O centro de poder da Igreja Católica através dos séculos. Além disso, é a casa de inúmeras obras de arte de grandes mestres como Michelângelo e Bernini. Você vai se impressionar com a La Pietá, o gigante Baldaquino com seus 60  mil kilos de bronze e a enorme cúpula da igreja com 132 metros de altura. Depois de ver a grandeza e a beleza da Basílica de São Pedro, você vai achar todas as outras igrejas apenas uma paróquia.

P1070310

P1060442

Tem muitos outros lugares: Piazza Navona, Piazza Spagna, Campo de Fiori, Pantheon, Castelo de Sant’Angelo, Termas de Caracala…Fica para um próximo post.

P1070249

ONDE FICAR

O lugar ideal para mim é sempre perto de um metrô, pois você pode se locomover com facilidade. Eu me hospedei perto da estação Manzoni, que é pertinho do Coliseu, dava para ir a pé. Uma região com bastantes restaurantes que não fica deserta a noite e perto do centro histórico. Fiquei no hotel Eurostar St. John

O QUE COMER

Em Roma come-se bem em qualquer lugar, a comida é variada e saborosa. Se você for encarar fazer uma refeição completa italiana você vai voltar com uns quilinhos a mais. Com certeza!!

Uma refeição italiana é assim: antipasto, primeiro prato, segundo prato e o contorno.

Antipasto: pode ser uma brusqueta, um melonne e prosciutto

Primeiro prato (primo piatto): uma massa ou risoto

Segundo prato (secondo piatto): uma carne ou peixe

Contorno: Salada ou legumes.

E ainda tem a sobremesa se você ainda tiver espaço após tudo isso. Mangia che te fa bene

Os italianos, diferente dos brasileiros, nunca misturam o primo piatto com o secondo.

Você não os vê comendo, por exemplo, macarrão e um bife juntos, e nem servi-los ao mesmo tempo. Tanto que se você estiver comendo com alguém um pedir massa e o outro carne, o garçon deve ser informado que os dois pratos devem vir juntos.

SUPERDICA

Compre o Roma Pass.

Ele funciona assim: você compra esse passe e tem direito a entrar em duas atrações e usar o transporte público de forma ilimitada por três dias. Quando você esgotar as duas atrações você vai pagar meia entrada nas próximas que visitar.

Vale muito a pena, pois além de economizar você não vai ter que encarar a fila enorme para comprar bilhete na entrada.  No Coliseu mesmo pode-se esperar mais de uma hora. Compra che te fa bene!

Atualmente existem dois tipos de passe:

Roma Pass  ( 3 dias) 36,00 €

Roma Pass (48 Hs) 28,00 € (este ao invés de duas só tem direito a entrada em uma atração)

Mais informações você encontra no site.

Tem muito mais coisa para contar, mas fica para uma próxima senão o post fica gigante.

Você já foi a Roma? Conta para mim como foi a sua experiência.

Não foi ainda, mas pretende ir. Fala também.

Se tiver mais alguma dúvida ou quiser mais dicas, deixa aqui nos comentários que eu respondo.

  • mayara 04/01/2016 at 21:44

    Roma é sem duvidas o lugar mais calmo e rustico que já visitei na vida. Muito maravilhoso eu fiz todos esses passeios que vc indica no blog, uma pena que quando eu fui a fontana estava fechada foi em marco de 2015 (ainda volto). Eu fiquei hospedada no Hotel Pantheon, pertinho de tudo, mas mesmo assim anda-se muiiito por la, botas sem salto ou rasteirinhas (no calor) são ótimas opções. Indico Trastevere, para passeio noturno.

  • Rafaela Pinheiro 11/10/2016 at 20:29

    Olá, Iza! Adorei as dicas. Em dezembro estarei realizando esse sonho de conhecer Roma. Vc poderia dar dicas de roupas pra o frio de lá e onde comprar com preços em conta? Beijos