NUTRIÇÃO

Uma questão de escolha…

BISCOITOS_baixa

Olá Pessoal! Sou Izabelle, nutricionista e estou feliz por compartilharmos informações sobre nutrição, boa forma e qualidade de vida. Espero que a cada post vocês curtam os assuntos e compartilhem com mais pessoas.

Você é daquelas que jurou começar a segunda-feira de dieta, passou o dia tomando sopa e na terça-feira não aguentou foi parar na lojinha de doces e brigadeiros (Risos) ou aproveitou o início do ano para fazer promessas por um estilo de vida mais saudável e escreveu na porta da geladeira frases como ‘’Este ano serei mais saudável’’ ou ‘’ 2015 vou entrar na academia e comer arroz integral’’ ou ‘’não vou mais beber refrigerante e nem comer pizza’’. Alguém por aqui se identificou?

O início de cada ano é recheado de promessas, criamos tantas expectativas e acabamos frustrados por não conseguirmos cumprir boa parte delas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos \O/. No Brasil, o excesso de peso atinge 40% da população, elevando o risco de problemas associados, como hipertensão arterial, colesterol alterado e diabetes. A jornada de trabalho excessiva, stress e problemas do dia-a-dia resultam em escolhas alimentares nocivas a saúde. Procuramos refeições rápidas nada saudáveis.

Segue abaixo algumas escolhas perigosas para nossa saúde e também algumas opções mais saudáveis para substituição. O que acha de começar aos poucos? Tente pensar que o seu corpo responderá conforme suas escolhas. Escolha manter-se vivo com todos os sistemas do corpo em pleno funcionamento. É possível sim ter uma pele linda, unhas fortes, intestino em dia, ter mais energia, ter a pressão arterial controlada, envelhecer ou amadurecer com saúde, ter peso ideal para seu biótipo, ganhar massa magra, perder aquele pneuzinho, não sofrer de dores no estômago ou dores de cabeça e por aí vai!! Não perca tempo e pare de gostar das coisas que te fazem mal.

Refrigerante Diet : Sem nutrientes e com excesso de sódio. As versões diet contém aspartame (AminoSweet) substância que causa: ataques de ansiedade, compulsão alimentar, cegueira, tumores cerebais, dores no peito, de cabeça e nas articulações, tonturas e insônia.

Refrigerante comum: 1 copo equivale a 10 colheres de chá de açúcar, excesso de cafeína e corantes artificiais perigosos como o corante caramelo. A bebida é ácida, o que é prejudicial aos rins. Mais de 30 xícaras de água são necessárias para neutralizar essa acidez. Refrigerantes estão relacionados a doenças cardíacas, obesidade, osteoporose e cáries. O excesso de açúcar aumenta o processo inflamatório do organismo. Prefira água, água de coco ou água aromatizada com frutas refrescantes.

Salgadinho (biscoito) de milho: feito com alimentos transgênicos e gorduras (Transgênico é um organismo que foi submetido à técnica específica de inserção de material genético de outro organismo (que pode até ser de uma espécie diferente). Causa rápidas variações de açúcar no sangue, o que pode provocar ganho de peso e irritabilidade. Apresentam uma quantidade grande de sódio, além de produtos químicos que podem causar alergias, e agredirem a mucosa gástrica e intestinal.

Salsicha, lingüiças, presuntos: Carnes processadas possuem quantidades elevadas de nitrito de sódio, corantes, conservantes e muitos outros produtos químicos, que além de poderem causar alergias, sobrecarregam a função hepática, tornando o fígado incapaz de metabolizar todos os elementos nocivos presentes no organismo. Piora de quadros como enxaqueca, TPM e principalmente problemas gástricos.

Sorvetes: Alta quantidade de gordura, açúcar, corantes artificiais e flavorizante (substância que dá sabor). Muitos desses compostos causam danos ao cérebro e sistema nervoso. Substituição: Picolé de frutas caseiro. Refrescante, rico em vitaminas e minerais, menos calóricos e sem conservantes.

Alimentos Prontos Congelados: Apresentam grande quantidade de sódio, calorias, conservantes entre outros produtos químicos. Além disso, muitos são feitos com farinha branca, que é absorvida de forma mais rápida, fazendo com que a fome apareça em pouco tempo.

Biscoitos recheados: Excesso de gordura trans. Extremamente prejudicial pois aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom. A gordura trans tem sua origem nos laboratórios e é utilizada pelos fabricantes de alimentos devido ao seu baixo custo e características que oferece aos alimentos (maior tempo de vida de prateleira, crocância e cremosidade).

Substituição: Prefira biscoitos de farinha integral com gotas de cacau ou frutas secas. Existem opções sem adição de açucares e sem gordura trans.

Batata frita e salgadinho de batata (biscoito): Tem gordura trans e acrilamida (substância cancerígena) . Substituição: Batata cozida, bolo de batata assado, palitinhos de arroz integral, purê de batata, etc.

Temperos industrializados: Possuem alto teor de sódio, muitas vezes equivalente às necessidades de sódio para um único dia. Além disso, são ricos em corantes, conservantes e outros agentes químicos. Substituições: Aproveite os temperos do nosso Brasil. Temos variedades de temperos, ervas e especiarias com propriedades funcionais e sabores deliciosos.

Saiba dosar e equilibrar suas escolhas. Não caia na propaganda da indústria alimentícia mas, isso é assunto para um próximo post (kkkk).. Até lá!!

Talvez você goste

  • Geralda 14/07/2015 at 17:01

    Amei esse post Izabelli… Também sou nutricionista e procuro receitar para meus pacientes os alimentos mais naturais possiveis e, sempre pesquiso sobre alimentos industrializados e seus malefícios … Concordo muito com o tema desse post que você fala que é uma questão de escolha e, realmente é, cada um sabe o que lhe prejudica e o que lhe causa bem estar, assim todos devem optar por hábitos e estilo de vida mais saudáveis!!! Bjoo

    • Izabelle
      Izabelle 17/07/2015 at 12:33

      Que bom que gostou! Obrigada pelo comentário! bj